O Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT – NUH/UFMG abre seleção para 02 (duas) bolsas de extensão para atuar junto ao Programa de Direitos Humanos e Combate ao Sexismo e Homofobia.
O referido programa se propõe ao desenvolvimento de projetos articulados, realizado através de atividades interligadas de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de produzir e divulgar conhecimento acadêmico para a compreensão das experiências relacionadas às múltiplas vivências de gênero, identidade de gênero e orientação sexual.
DAS VAGAS
Buscando intervir socialmente no enfrentamento ao machismo, sexismo e homofobia no âmbito da segurança pública e comunicação social, este ano as vagas serão vinculadas aos seguintes projetos e eixos:
- 01 (uma) vaga para o projeto Transpasse – o projeto tem como objetivo central compreender as formas de preconceito e discriminação que tem legitimado práticas de violência em função da identidade de gênero das pessoas. As ações têm como público prioritário a população de travestis e transexuais.
- 01 (uma) vaga para o eixo mídias e difusão científica – a partir da criação e estratégias de difusão cultural, o eixo busca fomentar a reflexão e discussão de temas vinculados à diversidade sexual e de gênero entre o público não especializado.
DA CANDITATURA
Para o Projeto Transpasse, podem se candidatar estudantes de graduação, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, com matrícula a partir do quarto período.
Para o eixo mídias e difusão científica, podem se candidatar estudantes de graduação da UFMG, com interesse no tema das lesbianidades, na produção de podcasts e na edição de áudios.
Em consideração ao Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, especialmente à ação programática n.o 18, que estabelece às Instituições de Ensino Superior o compromisso com o desenvolvimento de ações afirmativas que possibilitem a inclusão, o acesso e à permanência de pessoas alvo de discriminação; no âmbito deste processo seletivo, terão prioridade no acesso às vagas tanto estudantes contemplados em programas de assistência estudantil como, também, estudantes travestis, transexuais e/ou não binárias.
ETAPAS E PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO
Estudantes com interesse nas vagas deverão apresentar, até 17h00 (dezessete horas) de sexta-feira, dia 24 de fevereiro de 2024, Mini-currículo e Carta de Intenções por meio de formulário eletrônico.
(Clique aqui para acessar o Formulário de Inscrições)
A lista das pessoas pré-selecionadas será divulgada por e-mail até o dia 26 de fevereiro.
As/os pré-selecionadas/os deverão passar por entrevista individual a ser realizada entre os dias 27 de fevereiro e 01 de março, em plataforma online, no período da manhã ou tarde.
DOS REQUISITOS DE VINCULAÇÃO
Se selecionado ou selecionada, a/o estudante deverá, durante 12 meses (entre março de 2024 a fevereiro de 2025), disponibilizar pelo menos 20 horas semanais para atuar nas atividades ligadas ao Programa, fazendo jus a uma bolsa no valor de R$700,00 (setecentos reais) mensais.
Uma vez aprovado/a, o/a candidato/a deverá apresentar conta corrente no Banco do Brasil da qual seja titular.
Maiores detalhes pelo e-mail: nuh@fafich.ufmg.br.
Informações Gerais:
· Inscrições: até as 17h do dia 24.02.2024
(Errata: Na versão anterior, foi informada, incorretamente, a data 24.03.2024. O prazo final de inscrições é 24 de fevereiro de 2024.)
· Formulário de Inscrição: https://forms.gle/qRkWVmXYGq8xDYwN7
· Entrevista: entre 27.02 a 01.03.2024
· Resultado: 05.03.2023
· Valor da Bolsa: R$700,00, durante 12 meses.
Faça o download do edital abaixo: