O Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH/UFMG) abre seleção para 02 (duas) bolsas de extensão para atuar junto ao Programa de Direitos Humanos e Combate ao Sexismo e Homofobia.
O referido programa propõe-se ao desenvolvimento de projetos articulados, realizados através de atividades interligadas de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de produzir e divulgar conhecimento acadêmico para a compreensão das experiências relacionadas às múltiplas vivências de gênero, identidade de gênero e orientação sexual.
DAS VAGAS
Neste ano, buscando intervir socialmente no enfrentamento ao machismo, sexismo e homofobia no âmbito das políticas sociais, as vagas serão vinculadas aos seguintes projetos:
• 01 (uma) vaga para o projeto Transpasse – o projeto tem como objetivo central compreender as formas de preconceito e discriminação que tem legitimado práticas de violência em função da identidade de gênero das pessoas. Em especial, as ações terão como público prioritário a população de travestis e transexuais
• 01 (uma) vaga destinada ao Projeto Acervo e Memória – a fim de disponibilizar conteúdos de domínio público que possam contribuir para a formação social e para preservação da memória e história ligadas aos grupos LGBTs, o foco das ações estará voltado à catalogação e organização dos materiais relativos aos estudos de gênero e sexualidade na biblioteca da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas.
DA CANDITATURA
Para o Transpasse, poderão se candidatar às vagas desse processo seletivo estudantes da UFMG matriculados/as, a partir do terceiro período, nos cursos de graduação em Psicologia, História, Comunicação Social, Ciências Sociais ou áreas afins.
Para o Acervo e Memória, poderão se candidatar às vagas desse processo seletivo estudantes da UFMG matriculados/as, a partir do terceiro período, nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Museologia.
Em consideração ao Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, especialmente à ação programática n.o 18, que estabelece às Instituições de Ensino Superior o compromisso com o desenvolvimento de ações afirmativas que possibilitem a inclusão, o acesso e à permanência de pessoas alvo de discriminação; no âmbito deste processo seletivo, terão prioridade no acesso às vagas tanto estudantes contemplados em programas de assistência estudantil como, também, estudantes travestis e transexuais.
Acesse o formulário de inscrição no link: https://forms.gle/rj1RoTw82H1HW4rTA
Veja o edital abaixo: