[PRAZO PRORROGADO PARA O DIA 10 DE JULHO DE 2023]
A Revista Psicologia USP convida para dossiê temático: “2013, uma década depois: políticas sujeitos e afetos”
Em Junho de 2013, tomou palco no Brasil um dos maiores ciclos de protestos populares ocorridos pós-redemocratização, que contou com eventos realizados em todos os estados do país, deixando marcas no campo político que, até hoje, dez anos depois, podem ser analisadas sob suas influências. Inicialmente mobilizadas contra o aumento das tarifas no transporte público, tais manifestações, por vezes nomeadas “Jornadas de Junho”, logo abarcaram inúmeras outras pautas, destacando-se, sobretudo, por sua heterogeneidade.
Por essa razão, a Revista Psicologia USP acredita que o aniversário de dez anos de Junho de 2013 faz-se uma data relevante para voltarmos nossos olhos a tais movimentos e todas as suas consequências para (re) pensá-los, compreendê-los de forma mais complexa e, até mesmo, aprender algo com nossa história recente. É em direção a tais propostas que foi elaborado o presente dossiê, buscando análises sobre as “Jornadas de Junho”, suas transformações e seus efeitos sociais, culturais e políticos e afetivos na última década.
O prazo limite de envio de textos foi estendido para o dia 10 de julho de 2023.
Organizadores:
João Gabriel Maracci – Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais;
Marco Aurélio Máximo Prado – Professor do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista 1D do CNPq com pós-doutoramento pela University of Massachusetts/Amherst pela Fundação Fulbright.
Link para normas e submissão: https://www.scielo.br/j/pusp/