Na segunda feira, 6 de novembro de 2023, aconteceu a Reunião Ampliada sobre Saúde, Cárcere e LGBT+ organizada pelo Nuh, na ocasião da visita da Diretora de Programa da Secretaria de Atenção Especializada a Saúde do Ministério da Saúde, Flávia Teixeira. Com a presença de representantes do Judiciário, da Sociedade Civil, do Legislativo e da Universidade, a reunião foi um importante fórum de escuta de demandas sobre a situação de saúde (e saúde mental) de pessoas LGBT+ encarceradas. Também foram articuladas reuniões com o Ministério da Saúde para um projeto de pesquisa da UFMG, para diagnóstico da situação e intervenção junto à população LGBT+ em situação de violência extremada.
Na oportunidade, o Nuh apresentou dados de pesquisa sobre a criminalização e homicídios de pessoas trans e travestis no estado de Minas Gerais, evidenciando como o ciclo de criminalização e recriminalização da identidade de gênero de pessoas trans e travestis, que presenciamos no cotidiano, se relaciona às dinâmicas de violência. Os dados estão sendo divulgados através de quatro relatórios específicos: 1) O Relatório sobre o Uso dos PADS Carcerários numa Unidade Especializada para LGBT+ no Estado de Minas Gerais; 2) O Relatório sobre os Registros de Ocorrência (REDS) e Criminalização de Gênero; 3) O Relatório sobre as mortes trans do estado de Minas Gerais na mídia, 4) O relatório de ligitigância e acolhimento psicossocial do projeto Transpasse, que recebe pessoas trans e travestis criminalizadas e penalizadas no sistema judiciário em Belo Horizonte.
Agradecemos a importante visita da profª Flávia do Bonsucesso Teixeira, atual diretora de programa da SAES do Ministério da Saúde.
Os relatórios são disponibilizados no site do Nuh, na página do eixo Segurança, justiça e direitos.