Entre os dias 23 de Março a 02 de abril, acontecerá o “Afazeres Queers”. Projeto selecionado para a Ocupação do Teatro Espanca! com mostras cênicas, performances, debates e grupo de estudos. Este projeto propõe uma programação que concilia artistas, pesquisadorxs, ativistas e acadêmicxs no campo das artes, para debruçar acerca das estratégias queers e suas possíveis contribuições às artes, considerando uma diretriz que reconhece nas estéticas das artes visuais, performance, teatro-encenação, e em outras linguagens e suportes o seu potencial político.
Como parte da programação do Afazeres Queers, o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG convida a todxs para o debate Arte e Politica : O corpo queer na arte Contemporânea, com objetivo de propor reflexões sobre as possibilidades políticas e poéticas de criações artísticas com o corpo Queer como protagonista e levantar questionamentos sobre de que forma este território acolhe e representa a produção de artistas que permeiam questões e reivindicações sobre Gênero, (homo) Sexualidades, ativismo LGBT e feminismo, a partir de um breve panorama e recorte sobre obras e suas ressonâncias no meio institucional da arte e na sociedade como um todo.
O que é Arte Queer? Esse rótulo abraça toda a produção e as questões pertinentes à sigla LGBT? Como a arte Queer se insere como estratégia de ação e ativismo nas lutas sociais e reinvindicação dos Direitos Humanos e cidadania? Qual o lugar das produções Queers oriundas de guetos em espaços institucionalizados das Artes como galerias, museus e bienais? A partir desses questionamentos pretendemos propor um momento de análise e crítica sobre este campo da arte e suas manifestações.
Convidadxs:
Maria Angelica Melendi
Artista e professora Doutora da Escola de Belas Artes – UFMG, coordenadora do grupo de pesquisa Estratégias da Arte numa Era de Catástrofes (www.estrategiasarte.net.br/) e editora da revista Lindoneia (www.estrategiasarte.net.br/lindoneia)
Djalma Thurler
Artista e professor da UFBA, diretor artístico da ATeliê voadOR Companhia de Teatro, Pesquisador do CuS (Grupo de pesquisa em cultura e sexualidade), Professor da UFBA e Secretário de Cultura de Madre de Deus (BA) de Madre de Deus (BA)
Sebastião Miguel
Artista e Doutor em Arte Contemporãnea pelo Colégio das Artes, Universidade de Coimbra, Portugal e Vice-diretor da Escola Guignard-UEMG de 2008 a 2012.
Mediador:
João Paulo Tiago
Bacharel em Desenho pela Escola de Belas Artes UFMG e membro do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT
Agende-se:
Data: 1 de abril, às 20 horas, na sede do Teatro Espanca!
(Rua Aarão Reis, 542, Centro).
Confira a programação completa da Ocupação Afazeres Queers aqui.
Realização:
NUH-UFMG e Beijo No Seu Preconceito