As eleições de 2014 se aproximam e o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da Universidade Federal de Minas Gerais promoverá um debate com o tema “Os Direitos Humanos não estão para negociação: debate sobre Eleições e Democracia”.
O Ciclo fomentará o debate acadêmico e político em torno das relações entre as expressões de gênero, sexualidade e a democracia, temas muito presentes na arena política contemporânea e que implicam diretamente com a questão dos direitos humanos.
A promoção da equidade entre os gêneros e a luta pela vivência da diversidade com mais dignidade e cidadania são pautas de debates há vários anos em grande parte por causa da pressão dos movimentos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) e dos movimentos Feministas. Esses movimentos sociais buscam garantir o direito democrático à livre sexualidade e às diversas expressões de gênero, compatível com o pluralismo e a laicidade requeridas pelas sociedades democráticas contemporâneas.
Nesse cenário, entretanto, nota-se que são poucos os projetos favoráveis à essa população aprovados no Congresso Nacional, que age sob forte influência da bancada religiosa fundamentalista. No momento em que as pautas dos direitos LGBT invadem a cena política, percebe-se o quanto que as relações entre gênero, diversidade sexual e política continuam sendo temas delicados no cenário brasileiro, temas que dividem a opinião pública e o posicionamento dos/das candidatos/as ao governo. Exemplos de pautas importantes são a criminalização da violência contra a população LGBT, garantia da retificação do nome para pessoas trans* e travestis, melhor acesso aos serviços do SUS para pessoas que queiram passar pelo processo de hormonização e/ou de transgenitalização, entre várias outras.
É nesse contexto que o debate “Direitos Humanos não estão para negociação: debate sobre Eleições e Democracia” trará à discussão pontos referentes a essas temáticas, dando maior visibilidade a essas questões e apontando as implicações para as populações marginalizadas.
O Ciclo de Debates contará com a participação de:
● Carlos Magno – Presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT).
● Cida Vieira – Ex-Presidente da Associação de Prostitutas de Minas Gerais (APROSMIG) e candidata a Deputada Federal pelo PCdoB.
● Érico Colen – Conselheiro Municipal de Saúde em BH e Diretor do Sind-Saúde (MG), candidato a Deputado Federal pelo PSOL.
● Isabella Lourença – militante da juventude negra, feminista e LGBT, candidata a Deputada Federal pelo PSTU.
O evento será realizado dia 19 de setembro (sexta-feita) às 18h30 no
CentoeQuatro (Praça Ruy Barbosa, 104, Centro, BH/MG). A entrada é franca.
Confirme sua presença no evento do Facebook aqui.
Mais informações pelo telefone: NUH/UFMG: (31) 3409-6287