As mídias fazem parte de nosso cotidiano. Todas as pessoas, de um jeito ou de outro, estão envolvidas com os fluxos de informação, seja lendo do jornalzinho de 25 centavos, assistindo TV, ou navegando na internet com os smartphones. Os celulares conectados popularizaram a internet e transformaram em necessidade o acesso constante aos conteúdos das redes sociais.
Postar mensagens, participar de fóruns, dar opinião, compartilhar informações se tornaram rotina. É nesse contexto de trocas frequentes que surge o ciberativismo. Esse tipo de ação politicamente motivada é organizada por diferentes pessoas e grupos que buscam difundir e reivindicar suas ideias, denunciar, fazer petições, além de organizar e mobilizar amigxs, leitorxs e seguidorxs para as causas de suas lutas.
É em meio a essa movimentação que surgem os questionamentos: é possível transformar o mundo usando a internet? O ciberativismo torna essa possibilidade um ato? Quais os limites? Quais as causas que mobilizam o mundo virtual? Quais suas relações com as estruturas sociais? Militância e ativismo coincidem? São as mesmas pessoas na internet e na rua?
Para conversar sobre essas perguntas e quem sabe gerar novas inquietações, convidamos:
– Jéssica Ipólito, do blog Gorda e Sapatão, que escreve sobre racismo, lesbianidade, sexualidade, feminismo e bodypositive;
– Nênis Vieira, das Blogueiras Negras, que escreve sobre feminismo negro e a experiência de mulheres negras.
O evento será realizado dia 07 de novembro (sexta-feira) às 18h30 no CentoeQuatro (Praça Ruy Barbosa, 104, Centro, BH/MG).
A entrada é franca.