Neste primeiro semestre de 2023, será ofertada na UFMG a disciplina de Formação Transversal “Movimentos Sociais LGBT+ e Produção do Conhecimento: tensões entre teorias e ativismos queer/LGBT”, sob coordenação do professor Marco Aurélio Máximo Prado e com participação de integrantes do NUH – Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania da UFMG, além de professoras e professores convidadas(os). Nela, debateremos as temáticas da diversidade sexual e de gênero, suas implicações políticas e acadêmicas, entre movimentos sociais e propostas teóricas, como os estudos queer. Além disso, serão abordadas as intersecções entre políticas LGBT+ e temas como o feminismo, o racismo, a instituição familiar e os movimentos conservadores homofóbicos e transfóbicos que se alargam transnacionalmente nas últimas décadas, conhecidos como ofensivas antigênero.
A disciplina será presencial e é aberta a todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFMG, além de não necessitar conhecimento prévio sobre nenhuma das temáticas que serão discutidas. Basta interesse e curiosidade acerca das pautas LGBT+ e a ampla gama de assuntos que as concerne. Também serão ofertadas cinco vagas de matrícula isolada para pessoas não vinculadas à UFMG. Nossos encontros ocorrerão nas sextas-feiras, das 13h30 até as 16h40.
O período de inscrição para alunos de graduação da UFMG é no 3º período de matrícula, entre os dias 28/02 e 01/03. Ou seja, ela ocorrerá em apenas dois dias, então não esqueçam!
Para alunos de pós-graduação, a matrícula deve ser realizada através da Secretaria das Formações Transversais, observando as datas específicas previstas no Calendário Escolar.
Se você não tem vínculo com a UFMG mas também quer cursar a disciplina, basta enviar um email para a Secretaria das Formações – transversal@prograd.ufmg.br, até dia 6/03. Serão solicitados alguns documentos que podem ser conferidos aqui: https://www.ufmg.br/prograd/wp-content/uploads/2022/01/Informativo-matricula-isolada-2023-1-1.pdf
Anotem em seus calendários e venham conosco estudar e debater algumas das questões mais fundamentais para a política brasileira e mundial nos anos recentes!