O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) acaba de lançar a campanha Que Diferença Faz? cujo objetivo é promover a igualdade e chamar a atenção para as diversas formas de discriminação sofridas por grupos com histórico de direitos negados como a população negra, pessoas trans, travestis, gays, bis e lésbicas, além de alertar para ações machistas e discriminatórias enraizadas do cotidiano.
O gesto de igualdade feito individualmente com o posicionamento paralelo dos dedos é o principal elemento identificador da campanha. Nas peças gráficas e promocionais divulgadas nas redes sociais da campanha, um grafismo complementa o gesto formando um sinal de diferente, reforçando a promoção de direitos iguais através do respeito às diferenças.
Lançada oficialmente no dia 31 de agosto, a iniciativa promove, até 10 de dezembro, por meio de campanha publicitária, divulgação na imprensa, canais em redes sociais e ações de formação para a prevenção à discriminação em locais de entretenimento, estabelecimentos comerciais, casas noturnas, bares e restaurantes, ginásios, estádios e grandes eventos. Há, ainda, parcerias previstas com setores relacionados à área de segurança pública, comércio, serviços e indústria e ao próprio sistema de justiça, com a finalidade de aprimorar o atendimento e a relação com o público.
A campanha Que diferença faz? tem caráter preventivo, provocador e sensibilizador e pretende promover o direito à diversidade em todas as suas formas, com maior ênfase para aquelas baseadas em raça, etnia, gênero e orientação sexual, situação socioeconômica, crença religiosa e deficiências físicas ou psicológicas.
Curta a página da Campanha no Facebook.