Na próxima terça, 21 de junho, o IDEA Espaço Cultural apresenta a 5ª edição do projeto IDEA em Pauta. A iniciativa consiste em um minifestival multilinguagens que se propõe a discutir, a partir de distintas e diversas perspectivas/experiências, algum assunto central. O tema da discussão desta edição do projeto será Arte Queer – movimento que aborda, de forma direta ou indireta, questões relacionadas à desconstrução de noções de sexualidade e gênero, seja através da arte erótica, da arte conceitual ou da arte contextual. A proposta do IDEA Espaço Cultural é provocar uma plataforma de discussão acerca das construções sociais e sexuais de gênero, além de problematizar a identidade do homem como uma figura que nasce e cresce sujeito às regras e a um comportamento estabelecido pela sociedade.
O minifestival compreende diversificada programação cultural, marcada pela heterogeneidade de linguagens artísticas e pela participação de artistas e pesquisadores da arte e da cultura queer. O evento será aberto com a exposição fotográfica e áudio-visual “DRÉGUIS: A beleza da transformação”, do fotógrafo Lucas Viggiani. Uma mesa de debates abordará diversas possibilidades da expressão artística queer, com a participação do jornalista Paulo Proença; o músico e poeta Carlos Linhares; o ator, diretor, performer e bailarino, Rafael Lucas Barcelar; a estilista, cantora e atriz, Dolly Piercing; e o artista livre, performer, ator e arte-educador, Ed Marte. Para encerrar o festival, o público contará ainda com a apresentação musical de Dolly Piercing. O evento é gratuito e aberto ao público.
O IDEA Espaço Cultural, que no mês de maio comemorou 1 ano de existência, dedica-se à democratização e disseminação da cultura, contribuindo para a criação de uma atmosfera inspiradora que estimule o debate e a construção do conhecimento nas suas mais diversas manifestações e conta com uma estrutura completa para acolher eventos de diferentes naturezas sempre aberta à novas ideias.
Agende-se:
DEA em Pauta: Arte Queer
Data: 21 de junho de 2016, terça-feira.
Local: Idea Espaço Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1200, Funcionários)
Horário: 18h.
Classificação: Livre
Entrada franca
_____________
PROGRAMAÇÃO
18h00 Abertura da casa
• Exposição fotográfica e áudio-visual: “DRÉGUIS: A beleza da transformação”, do artista Lucas Viggiani.
A exposição é um recorte em fotografia e vídeo do movimento drag no norte de Minas Gerais, no contexto do Concurso Divinas Formation. O artista Lucas Viggiani busca retratar as múltiplas facetas implicadas nessa transformação e instiga o público a refletir sobre as transformações que vão além da estética, apresentando um conceito de beleza, códigos e valores que subvertem o senso comum. A exposição ocupará o IDEA Espaço cultural entre os dias 21 e 22 de junho.
19h30 Mesa de debates: Arte Queer – a fragilidade e a desconstrução da figura masculina heteronormativa.
Participantes:
• Paulo Proença é jornalista. Trabalhou com edição e atualização online no portal Planeta Sustentável (Editora Abril); foi repórter do Institulo Elo, Oscip responsável pela gestão dos programas de prevenção à criminiladade do Governo de Minas e com parceirias com o Governo Federal. É cofundador e gestor de contéudo do Motif, portal de entrevistas com personalidades de diversas áreas. Atua há mais de seis anos na Rádio Inconfidência, emissora pública de Minas Gerais, como editor de conteúdo online (site e social media). No veículo, assina a coluna LGBT Todas as Cores, transmitida semanalmente, às segundas, no programa Casa Aberta.
• Carlos Linhares é poeta, músico, compositor, autor teatral e designer de jogos. Participa das bandas Nem Secos e Suspense e é o idealizador do Nem Rosa Nem Azul, movimento de artistas a favor da livre expressão da identidade de gênero. Dirige o Centro Cultural Nem Secos em BH, onde já produziu shows de bandas independentes de todo o país, além de oferecer biblioteca e estúdio à comunidade.
• Rafael Lucas Bacelar atua como ator, diretor, performer e bailarino em importantes produções. Integrante dos coletivos AS BACURINHAS – formado por mulheres artistas mineiras, e TODA DESEO – envolvidos com questões relacionadas às pessoas Trans. Nos últimos anos, mudou todo o seu guarda-roupa (agora usa saltos, vestidos, saias, perucas, maquiagem e afins) e dedica-se a contribuir para os debates sobre o “universo trans”.
• David Trindade de Araújo é estilista e ator e há 21 anos especializou na arte de entreter como a Drag Queen Dolly Piercing. Em 1996 descobriu seus dotes vocais e desde então, de forma intuitiva, autodidata e gradativa tem se aprimorado como cantora. Personagem de destaque na cidade de Belo Horizonte, Dolly Piercing dedica-se, ainda, a manter constantes diálogos sobre diversidade sexual.
• Ed Marte é artista livre, performer, ator e arte-educador. Figura conhecida e reconhecida em Belo Horizonte, tornou-se Ed Marte há pouco mais de três anos, quando começou a incorporar com mais frequência, ao próprio visual, alguns elementos do guarda-roupa feminino, ampliando, cada vez mais, seu acervo de saias, vestidos e maiôs, bem como os questionamentos quanto às questões de gênero.
21h00 Apresentação artística-musical: Dolly Piercing.
(Fonte: ideacultura.com.br )