📢🏳️🌈🏳️⚧️ Conheça mais sobre o projeto “AS POLÍTICAS CONTRA O GÊNERO E OS PROCESSOS DE (DES)DEMOCRATIZAÇÃO NO BRASIL”, conduzido pelos professores Marco Aurélio Máximo Prado (coordenador do Nuh) e Marcelo Andrade Cattoni de Oliveira, da Faculdade de Direito da UFMG. O projeto integra o Programa Professor Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG.
🧑🔬👩🏫 O projeto versa em um conjunto de atividades acadêmicas de pesquisa, ensino e extensão com base no estudo sistemático da organização da ofensiva antigênero e seu caráter transdisciplinar e transnacional do tempo presente como um fenômeno tensional de erosão das democracias e de produção de autocracias junto às instituições e a própria sociedade.
🇧🇷 Neste sentido, o projeto propõe uma sistematização analítica de dados parcialmente coletados e que durante a residência serão sistematizados, analisados e refletidos. Tem como consequência não só a compreensão da centralidade do gênero nos processos de desdemocratização, da produção de políticas públicas ultraconservadoras e neoliberais e nas dimensões dos processos de subjetivação política, mas também na criação de um banco de dados de documentos oficiais das instituições brasileiras produzidos no âmbito do governo de Jair Messias Bolsonaro, instalado como ofensiva permanente no próprio Estado Brasileiro.
Você pode ler na íntegra a apresentação do professor Marco Prado no seminário “Mapeando e resistindo o fantasma de gênero na América Latina: Geografias do ‘anti-gênero’”, organizado pelo Sexuality Policy Watch e o Departamento de Estudos de Gênero da London School of Economics and Political Science, no link https://blogs.lse.ac.uk/gender/2024/02/06/anti-gender-ideology-and-neo-liberal-state-grammar-in-brazil/ .
👨🎓📅 Estarão abertas inscrições para uma Bolsa de Iniciação Científica até o dia 15 de março de 2024 (sexta-feira), para mais informações confira o Edital e acesse a página da Pró-Reitoria de Pesquisa (ufmg.br/prpq/chamadas/).