Na segunda-feira, 1º de julho de 2024, o coordenador do Nuh, prof. Marco Aurélio Máximo Prado, apresentou relatório sobre violência contra a população trans e travesti em Minas Gerais no período entre 2014 e 2022.
O evento aconteceu na Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais. O estudo é desenvolvido pelo Nuh UFMG em parceria com a Coordenadoria de Combate ao Racismo e Todas as Outras Formas de Discriminação (CCRAD) do MPMG. A parceria Nuh/MPMG se iniciou em 2013, a partir de um Termo de Colaboração Técnica com o CAO-DH, e desde 2021 é executada em parceria com a CCRAD com o objetivo de integrar diferentes metodologias de análise e documentação dos dados sobre mortes violentas da população LGBT em nosso estado.
Neste relatório parcial, estão contídas as informações sobre mortes violentas tentadas e consumadas contra a população trans e travesti no estado de Minas Gerais, bem como o histórico da pesquisa e o percurso metodológico adotado. Alguns dos pontos levantados na apresentação foram a melhora na qualidade da informação produzida pela inteligência da Polícia Civil de Minas Gerais, a predominância de pessoas negras e pardas entre as vítimas letais, e a faixa etária predominantemente jovem das mortes no estado. Você pode assistir a apresentação do prof. Marco, disponível no Canal do Youtube do Ministério Público de Minas Gerais, acima, e ler a íntegra do relatório parcial neste post!
Leia o relatório abaixo, baixe clicando aqui,
ou no link: https://drive.google.com/file/d/1CmBjCk284auSdVzsaKq97jQKwg7F3oqT/view