A Clínica de Direitos Humanos da UFMG está em processo para seleção de novos integrantes. O trabalho desenvolvido pela Clínica gira em torno de temáticas relacionadas a efetivação de direitos, e é estruturado em núcleos de atuação.
Para saber mais sobre a seleção de novos estagiários acesse o Edital e inscreva-se aqui até o dia 16 de março.
Sobre a Clínica de Direitos Humanos
A Clínica de Direitos Humanos (CdH) da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da Universidade Federal de Minas Gerais é um Programa universitário de pesquisa e extensão que tem por finalidade a promoção e defesa dos Direitos Humanos. A CdH afirma seu compromisso com a transformação da realidade social por meio da promoção de atividades jurídicas teórico-práticas, desempenhadas diretamente pelos estudantes em constante interação com profissionais e membros da sociedade civil comprometidos com a justiça social. As ações desenvolvidas pelo Programa objetivam incentivar a aplicação de saberes plurais que considerem na prática jurídica os direitos fundamentais e sociais positivados na Constituição, bem como em legislação especial, tratados e marcos internacionais de proteção aos Direitos Humanos. Para tanto, entendemos a educação em Direitos Humanos como o caminho para um ensino jurídico dinâmico, plural e emancipatório, que permita aos estudantes desenvolver um conjunto de habilidades voltadas para uma atuação jurídica proativa, crítica, reflexiva e criativa.
Para desempenhar sua finalidade, o programa procura trazer para o interior da comunidade acadêmica conflitos e questões extremamente atuais no contexto sócio-político em que a Universidade se insere, promovendo o diálogo entre profissionais, estudantes e membros da comunidade. As atividades desenvolvidas pelo programa buscam promover uma formação humanística e complexa, por meio da capacitação em Direitos Humanos e suas formas de proteção no âmbito nacional e internacional e do desenvolvimento de habilidades amplas e plurais como definição de estratégias, identificação da repercussão social e legal de demandas, elaboração de relatórios, pareceres, amicus curiae, uso de campanhas e rede sociais, entre outras.
Objetiva-se que a equipe articule parcerias com organizações e programas que desenvolvam práticas ligadas ao tema, auxiliando na busca de soluções – jurídicas, políticas e sociais – para demandas que envolvam violações de direitos humanos. Adicionalmente, a CDH/UFMG realiza eventos para a discussão sobre os temas estudados no grupo, para que toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral possam se envolver na busca por soluções para os mesmos.
(Via www.clinicadhufmg.com)