Por que é tão difícil falar das sexualidades no contexto escolar? Você consegue pensar quais são as principais preocupações das pessoas quando o assunto é a inserção do tema das sexualidades nos currículos escolares? Alguns exemplos podem ser o medo da erotização dos corpos infantis, a suspeita da destruição do modelo familiar tradicional, além do contato das crianças e adolescentes com experimentações das relações afetivas.
Em um contexto brasileiro de crescente descomprometimento com a garantia dos direitos humanos e cidadania às pessoas LGBT, acontece o veto ao kit Anti-Homofobia e a retirada do artigo que tratava sobre promoção de igualdade do Plano Nacional de Educação (PNE). Assim, é necessário refletir sobre quais valores os currículos escolares têm se estruturado, como está sendo a formação das/os professores e sobre como essa temática é passada para as/os estudantes.
Como defender os Direitos Humanos e contribuir para a construção da cidadania em âmbito escolar? Como a escola pode tratar dessas questões e ao mesmo tempo pensar nos valores que são passados pelos pais? Negar a realidade e não falar sobre as sexualidades e violências na escola não faz com que elas não existam.
Para essa edição do Ciclo de Debates do NUH teremos como convidadxs:
– Denise Braga,
(Professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM);
– Raul Capistrano,
(Artesão, coordenador do IBRAT MG e monitor de Diversidade Sexual do DST AIDS BH)
E como mediador, Paulo Nogueira,
(Professor da Faculdade de Educação da UFMG)
O evento será realizado dia 21 de novembro (sexta-feira) às 18h30 no CentoeQuatro (Praça Ruy Barbosa, 104, Centro, BH/MG)
A entrada é franca.