Apresentação:
Marco Antônio Torres
Pesquisador do Departamento de Educação do Programa de Pós graduação em Educação do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP.Membro associado da Província dos Capuchinhos de Minas Gerais, professor do Instituto Santo Tomás de Aquino, psicólogo-pesquisador de organismos eclesiais da Igreja Católica. Participou entre 2010/2011 do grupo de trabalho do Ministério da Educação para acompanhar a implantação do Programa Brasil sem Homofobia e o Plano Nacional de Promoção da Cidadania dos Direitos Humanos LGBT.
Marcos Lourenço Barbosa
graduado em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista e em Serviço Social pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Membro da Igreja da Comunidade Metropolitana de Belo Horizonte.
_______________________________________________
O Ciclo de Debates contará com a participação de Marco Antonio Torres que trará a discussão intitulada “A importância da Laicidade para Liberdade Religiosa e Liberdade Sexual”. O foco de sua análise-proposta investiga os modos como sexualidades e religiões/crenças se des/encontram nas dinâmicas entre sujeitos, a partir da precariedade da laicidade no Estado Brasileiro. Considera que a liberdade não é ausência de limites e/ou tensões nas relações sociais. A liberdade de cada um e de todos se constitui de modo bastante complexo no contexto sócio-histórico em que ela é proclamada.
Essa questão emergiu em pesquisas que Marco Antonio Torres tem realizado nos últimos anos envolvendo sujeitos que indicam sexualidades divergentes das normas de gênero, discursos de direitos humanos e as demandas por direitos LGBT. A primeira pesquisa foi com padres católicos gays entre 2003 e 2005; a segunda aconteceu com professoras travestis/transexuais femininas entre 2009 e 2012. Nestas duas pesquisas o pesquisador conviveu com os/as entrevistados/as, na maioria das vezes, em seu local de trabalho e em algumas vezes em sua casa, com seus amigos/as. Nestes caminhos Marco Antonio Torres passou a considerar como a escolha de uma crença/religião ou a opção pela não crença (liberdade religiosa) tem confrontado a definição de liberdade sexual emergente na contemporaneidade.
Ainda teremos a participação de Marcos Lourenço Barbosa, membro da Igreja da Comunidade Metropolitana de Belo Horizonte que trará a discussão “Estado Laico – garantia do direito à diversidade, pluralidade e cidadania”. Seu objetivo é demonstrar que somente um estado laico pode garantir o exercício da cidadania através da possibilidade de convivência da diversidade e da pluralidade humana. Assim, o caráter laico do Estado, ou seja, separado e distinguindo-se das religiões, possibilita à esfera pública e à ordem social o convívio da diversidade e da pluralidade humana.
Entrada Franca. Mais informações no evento do Facebook:
https://www.facebook.com/events/608809629209540/608867982537038/?notif_t=plan_mall_activity