O Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH/UFMG) convida todas as pessoas para o Ciclo de Debates “Tire suas doenças do meu corpo”: despatologização das identidades trans e travestis.
Esse ano o “Dia Internacional de Ação pela Despatologização Trans” será no dia 18 de outubro. Essa campanha internacional inclui entre suas demandas a retirada de qualquer visão patologizadora sobre as transexualidades e travestilidades, bem como a garantia do livre acesso à saúde pública. Além disso, a campanha internacional reivindica, abolir as práticas médicas de adequação compulsória dos corpos intersex, e retirar a menção de sexo dos documentos oficiais. Esse movimento luta também pelo combate à transfobia, apostando na educação e cidadania plena das pessoas trans.
A patologização da transexualidade retira a autonomia das pessoas trans e não reconhece a condição delas enquanto sujeitos e sujeitas de seus próprios desejos. Nós acreditamos que existem múltiplas possibilidades de experiências e práticas de gênero, sendo todas válidas e legítimas. Com esse Ciclo esperamos visibilizar as questões relativas à transfobia, cidadania e identidades trans e travestis, tanto no meio social quanto no acadêmico, tentando sempre favorecer a troca de saberes entre Universidade, movimentos sociais, Estado e pessoas
interessadas.
Para isto, reuniremos pesquisadorxs que estudam identidades ou expressões de gênero trans, ativistas dos movimentos de transexualidades e travestilidades, além de pessoas formuladoras de políticas públicas no campo dos direitos humanos e da saúde. Como convidadxs teremos:
Flavia Teixeira
(Professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e coordenadora do Ambulatório Saúde das Travestis e Transexuais do HC/UFU)
Leonardo Peçanha
(Diretor do Grupo TransRevolução e Coordenador de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT)
Como mediador do debate, Thiago Coacci
(Pesquisador no Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher (NEPEM/UFMG).
O evento será realizado dia 24 de outubro (sexta-feira) às 18h30 no CentoeQuatro (Praça Ruy Barbosa, 104, Centro, BH/MG).
A entrada é franca.