A Revista de Audiovisual Sala 206, vinculada ao Grupo de Estudos Audiovisuais (GRAV), do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), está recebendo artigos para suas próximas edições (2016/1 e 2016/2) cujo tema será: Dossiê Gênero e Audiovisualidades.
De acordo com o release oficial, a proposta é refletir sobre como o audiovisual, em suas diversas plataformas (televisão, cinema, internet) contribui para uma reflexão sobre as dinâmicas contemporâneas que colocam em evidência as questões do corpo, do gênero e do sexo, seja a partir dos jogos de identidade, seja a partir das representações e dos discursos gerados a partir de materiais audiovisuais ou das dinâmicas de funcionamento deste campo.
Serão apreciados artigos que tratem da interface entre linguagens, narrativas, afetos e mercado de trabalho do audiovisual com a temática do gênero, da sexualidade e das identidades, focando na articulação entre questões de subjetividade e a problematização do feminino através da representação visual do corpo e dos espaços que este habita. Quer-se ainda agregar trabalhos que tratem das várias questões no campo das mídias, artes e das culturas audiovisuais que são perpassadas pelo corpo, pelo erotismo e pelo desejo e/ou que contemplam práticas, processos, linguagens, discursos e produtos acerca da sexualidade.
Também fazem parte deste debate relatos de processos criativos e análises que se aventurem pelas áreas e subáreas do audiovisual, como o cinema, o vídeo, o cênico, as visualidades e as narrativas, a fim de provocar debates em torno da diferença de gênero e sexo em diálogo com as afetações políticas dos (trans)feminismos e outros movimentos sociais de mulheres.
O prazo para recebimento de artigos para a edição 2016/1 é dia 15 de fevereiro de 2016.
Mais informações sobre a Revista de Audiovisual Sala 206 e a submissão de artigos (Diretrizes para Autores, Foco, Escopo e Politica), no site: http://periodicos.ufes.br/sala206