O canal do YouTube do projeto Educação Sem Homofobia (ESH), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é um dos finalistas ao Deutsche Welle Blog Awards – The BOBs, da emissora alemã Deutsche Welle, na categoria de Melhor Canal de Vídeo.
O canal é o único representante brasileiro na premiação e, de forma inovadora, traz a discussão dos direitos humanos e cidadania LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais).
Na definição dos organizadores do prêmio, o “The BOBs premia websites em 11 línguas, que conduzem e enriquecem, no sentido da liberdade de expressão, o discurso aberto na internet”. Uma das propostas é reconhecer conteúdo de qualidade, na internet, em diversas línguas. Conceito, criatividade e inovação são os três principais critérios da premiação.
A votação é aberta, no link http://thebobs.com/portugues/category/2012/best-video-channel-2012/, e será encerrada no dia 2 dia maio de 2012. É possível votar uma vez por categoria, e por idioma, a cada 24 horas. Os vencedores serão anunciados no dia 2 de maio de 2012.
Proposta inovadora
“Esta indicação do blog da Deustche Welle é um reconhecimento do trabalho consistente do Educação sem Homofobia. Desde 2007, já passaram pelo projeto mais de 800 professores, discutindo temas como direitos sexuais e direitos humanos, respeito à diversidade sexual na escola e o papel dos profissionais de educação no combate e enfrentamento à homofobia e ao sexismo”, comemora o coordenador-executivo do projeto, Igor Monteiro. “Ao longo das aulas e oficinas, utilizamos um material paradidático inovador, como jogos educativos e os próprios vídeos do canal do Youtube”, explica.
Os vídeos no canal do ESH trazem registros do processo de outras edições do projeto, por meio de relatos de professores participantes, além de material de apoio para as discussões empreendidas sobre diversidade de gênero e orientação sexual. Um dos destaques é a série sobre travestis e transexuais. Os vídeos “Muito Prazer – Travestis e Transexuais de Juiz de Fora” e “Memorial Travestis e Trans de BH” trazem depoimentos francos sobre a descoberta da sexualidade, a relação com a educação e o mercado de trabalho.
Projeto desenvolvido pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG (NUH/UFMG), o Educação Sem Homofobia capacita prioritariamente professores de ensino fundamental e médio para lidarem com questões relacionadas à orientação sexual e identidade de gênero em sala de aula e nas comunidades onde atuam. Em sua terceira edição, o projeto abrangerá cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, além de Juiz de Fora e do Vale do Jequitinhonha.
O projeto tem a parceria de prefeituras e grupos do movimento social LGBT. É financiado pelo Ministério da Educação e insere-se nas diretrizes do Plano Nacional de Promoção à Cidadania LGBT, no âmbito da Formação de Profissionais da Educação para o fomento da Cultura de Reconhecimento da Diversidade Sexual e da Igualdade de Gênero. A coordenação-geral do projeto é do Prof. Dr. Marco Aurélio Máximo Prado.
Informações para a Imprensa: NUH/UFMG (31): 3409-6287