O trabalho, desenvolvido por Antônio Augusto Lemos Rausch, Mestre em Psicologia e Integrante do Nuh! está disponível gratuitamente na plataforma ResearchGate!
A dissertação é um estudo acerca de práticas de conversão religiosa da sexualidade e as relações estabelecidas entre o conhecimento científico e religioso na sua produção. Para o desenvolvimento da pesquisa foi elaborada uma metodologia qualitativa que combina dados de natureza etnográfica, análise documental e reconstituição histórica a partir do testemunho. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de ampliação do debate sobre as práticas de “cura gay” para além das práticas médicas e psicológicas, e para a importância da investigação da religião e sexualidade como um fenômeno de ordem psicopolítica.
Agradecemos às professoras Regina Facchini (UNICAMP), Marcos Roberto Vieira Garcia (UFSCAR) e Lisandra Espíndula Moreira (UFMG) pelas contribuições e diálogo nas bancas de qualificação e defesa, e ao professor Marco Aurélio Máximo Prado, orientador do projeto!