nuh@fafich.ufmg.br
(31) 3409-6287
Sala 2003 – Fafich
7º Encontro de Travestis e Transexuais da Região Sudeste
—
Travestis e transexuais debatem saúde e educação na UFMG: Laerte Coutinho, cartunista, abrirá o encontro de 4 dias no Campus Pampulha da universidade.
A Universidade Federal de Minas Gerais será palco do 7º Encontro de Travestis e Transexuais da Região Sudeste, que ocorrerá entre os dias 06 e 09 de Maio de 2012. O evento – organizado pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG (Nuh/UFMG) em conjunto com o Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade de Colatina (GOLD-Colatina/ES) e com o Núcleo Trans do Centro de Luta Pela Livre Orientação Sexual (CELLOS-Trans) – dará continuidade aos debates pelo respeito à diversidade de identidade de gênero, tendo como pauta o tema “Gêneros, sexualidades e conhecimentos nas políticas públicas de saúde e educação“. Articulando temas como educação, saúde, segurança pública e direitos humanos, o Encontro em 2012 busca contribuir para o desenvolvimento dos grupos nele envolvidos e promover a inserção da temática LGBT no espaço acadêmico e, especialmente, junto aos órgãos do poder público.
A ideia de promover os Encontros Regionais Sudeste nasceu em 2005 devido à grande insatisfação de travestis e transexuais que, por não se sentirem contempladas nas discussões de gênero, perceberam a necessidade de intervir e modificar a organização dos grupos que pouco as representava. A primeira edição do Encontro aconteceu em Campinas (SP) e teve como eixo central o tema “Construindo Estratégias Para o Futuro“. Nos anos posteriores o Encontro ganhou caráter itinerante, passando por diversas cidades da região como: Rio de Janeiro (RJ) em 2006, com o tema “As igualdades unem, mas somente as diferenças enriquecem“; Iriri (ES) em maio de 2007; Belo Horizonte (MG) em 2009, com o tema “Travestis, Transexuais e Respeito: já está na hora destes dois serem vistos juntos“, resgatando campanhas feitas pelo Departamento Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde; São Paulo (SP), em 2010, com o tema “Um olhar diferente para a Cidadania Trans” e São José dos Campos (SP), em setembro de 2011, com o tema “Dignidade e Cidadania: Chegou a nossa vez“.
Simultaneamente ao 7º Encontro Sudeste ocorrerá ainda, e pela primeira vez no Brasil, o Encontro Nacional da Rede TRANS-EDUC da ANTRA, a rede de educadoras travestis e transexuais do país.
A mesa de abertura – que acontecerá no Auditório da Reitoria, no campus Pampulha da UFMG, a partir das 16 horas do dia 06 de maio (domingo) – contará com gestores públicos do governo municipal, estadual e federal, além de representantes do movimento social e da própria universidade. Na sequência, o Encontro terá o prazer de receber Laerte Coutinho, cartunista, para uma palestra aberta ao público.
Os temas abordados pelos militantes e pesquisadores convidados nos dias 07 e 08 de maio vão desde diversidade sexual e identidades de gênero nos processos educativos a discussões acerca do trabalho sexual e formas de acesso à saúde, passando por debates em torno da segurança pública e da despatologização das identidades trans. Para coordenar as mesas redondas e os grupos de trabalho, o 7º Encontro convidou representantes do movimento social, do governo e da universidade, além de nomes como João Nery – primeiro homem trans do Brasil e autor do livro “Viagem Solitária: Memórias De Um Transexual 30 Anos Depois” – e Maitê Schneider – atriz e autora do blog “Casa da Maitê” –, que serão também alguns dos porta-vozes dos relatos de experiência apresentados.
Toda a programação do encontro é gratuita e contará ainda com oficinas de formação de educadores(as) trans, formação de agentes de saúde em DST/AIDS, fotografia, teatro, redes sociais e outros temas de interesse dos(as) participantes do evento. As oficinas serão ministradas por agentes do movimento social, governo e universidade.
O evento se encerra no dia 09, quarta feira, com uma visita ao Museu do INHOTIM. O passeio, além do caráter cultural, pretende também conferir visibilidade a travestis e transexuais nos diversos contextos urbanos e de lazer. A cerimônia de encerramento do 7º Encontro será realizada na Faculdade de Educação da UFMG a partir das 19 horas.
As inscrições para ter acesso ao evento como participante encerraram-se no dia 31 de março e foram destinadas principalmente a travestis e transexuais da região sudeste. Entretanto, ainda estão abertas as inscrições para todos(as) que desejarem participar gratuitamente do evento na categoria de ouvinte. Os(as) interessados(as) podem se inscrever através do link abaixo: